Como incluir a automação residencial no projeto do seu cliente
A automação residencial, a cada dia que passa, apresenta soluções de projetos residenciais ainda mais inovadores. É fundamental que o arquiteto ou o designer de interiores esteja por dentro das tendências. O profissional tem que ter em mente a importância de se manter atualizado em relação a essas tendências, já que o comportamento humano está cada vez mais relacionado ao uso de tecnologia integrada na rotina. Imagine se seu cliente chega cheio de ideias para um projeto super moderno e você não faz ideia do que ele está falando? Vai acabar perdendo credibilidade.
Conhecendo as tendências da automação, o arquiteto terá como aplicar sua expertise e integrar a tecnologia desejada pelo cliente sem que o projeto perca sua identidade inicial. Não é necessário conhecer termos técnicos da área e nem saber instalar um sistema de som automatizado com as próprias mãos. Mas, sim avaliar a viabilidade e funcionalidade de cada um dos desejos do cliente. E, claro, sugerir soluções que transformem a experiência dos moradores da casa com os ambientes.
Feito isso, a atuação do arquiteto ou designer de interiores será como uma espécie de ponte entre o cliente e a empresa que fará o serviço de automação.Â
É claro que como em todo projeto residencial, o estilo de vida do cliente conta muito. Porém, alguns pontos são fundamentais e devem ser considerados na elaboração do projeto, como:
- Decoração que permita o posicionamento estratégico dos eletrônicos (como a TV, home theater, som ambiente);
- Projeto de luz dos ambientes;
- Seleção dos revestimentos que harmonizam com o projeto de automação;
- Melhor opção de tecido para a cortina, por exemplo, caso ela seja automatizada;
- Consulta a especialistas em automação a respeito de cabos e fiações.
Faça um projeto diferenciado!
Mesmo que seu cliente não esteja totalmente familiarizado com as tendências da automação, você pode sugerir algumas soluções que, com certeza, vão despertar o interesse e agregar valor ao projeto. O home cinema é um deles!
Montar uma sala de cinema em casa já não é tão complexo como antigamente e nem tão caro. Separe um local da casa e transforme-o em um cômodo, ou, caso o projeto seja de reforma, use algum ambiente do qual o cliente possa abrir mão. Inclua um sofá (ou dois, caso o espaço permita), de preferência um modelo reclinável, e também um grande tapete. O ideal é ter um sistema de blackout, seja na própria janela ou em cortinas.
Posicione uma tv ou tela para projeção em frente ao sofá e não se esqueça do home theater. A empresa de automação residencial será responsável por integrar o áudio da TV com um som ambiente, usando caixas de som acopladas e também sistematizar a luz, cortina e ar-condicionado.
Leve o cliente para vivenciar a automação
Pessoas que já convivem com a automação residencial dificilmente conseguem se adaptar a uma residência comum novamente. Por isso, é necessário que os clientes possam vivenciar a automação e testar tudo o que ela pode trazer de conforto em um ambiente e praticidade no dia a dia.Â
No HTA Experience você pode fazer uma imersão completa pelo mundo da automação e também trazer seu cliente. Contamos com diversos ambientes automatizados, com equipamentos modernos e de última geração, inclusive uma sala de cinema totalmente dedicada.
 Existe um mundo de possibilidades para quem pretende realizar um projeto rico em automação residencial. Não fique por fora das tendências que envolvem tecnologia e tenha em mente que elas farão cada vez mais parte da rotina do arquiteto ou designer de interiores. Quer conhecer e ter inspiração para seu projeto? Vem fazer uma visita no HTA Experience.